Lasanha para preguiçosos e gulosos
- comidadegrilo
- 7 de set. de 2017
- 3 min de leitura
Bom dia grilos! Ando eu para aqui a dizer que nós não comemos só alface e que comemos refeições tão saborosas como o resto das pessoas, então e provas?! Pois é, hoje vou revelar-vos um dos meu segredos: lasanha de "supermercado" em casa.

Não era óptimo quando, antes de sermos grilos, não nos apetecia cozinhar então íamos ao supermercado comprar uma lasanha que era só meter no forno? E eu, ao contrário de tanta gente, preferia mesmo essas lasanhas de compra às caseiras! Então pus mãos à obra para descobrir como reproduzir esse sabor e, de preferência, com a facilidade de as ter à mão sempre que quisesse!
Para quê perder tempo a fazer uma lasanha que se vai comer logo quando se pode aproveitar, já que estamos com a mão na massa, para fazer mais e congelar para quando nos apetecer?! E o facilitismo começa aqui! Costumo comprar aqueles recipientes de alumínio com uma tampa de cartão, do tamanho das lasanhas individuais do supermercado, e ao montar a lasanha faço-o logo em diferentes recipientes. Cozinho uma delas, para comer à refeição, e fecho as restantes, identifico as tampas e guardo no congelador, para quando me apetecer ser só levar ao forno!
Para os mais ambientalistas, aqueles tupperwares de vidro que vão ao forno também são óptimos, em vez das embalagens de alumínio. Estes recipientes de vidro são também bons para quem costuma levar comida para o trabalho/escola: num dia em que se ligue o forno de casa para cozinhar alguma coisa basta aproveitar para fazer uma das lasanhas e, depois de arrefecer, é só voltar a fechar a caixa e no dia seguinte levar para o trabalho/escola e aquecer no microondas.

Mas como fazer lasanha com sabor da de compra? E como não passar um dia inteiro na cozinha a fazer uma bolonhesa para a mesma? Fácil! Nada melhor para dar sabor de lasanha de supermercado que bolonhesa de supermercado! Costumava comprar o frasco de molho de bolonhesa do Pingo Doce, que é uma base simples à qual se tem que adicionar carne (mas que eu obviamente fazia com proteína de soja texturizada) mas descobri a salvação de todos os grilos: Bolonhesa Vegetariana (que encontrei no Lidl), pronta a comer! E este produto não só é vegetariano como sim, acertaram, é vegan!
A maioria das massas secas são feitas só de sêmola de trigo sendo automaticamente vegan, no entanto algumas massas para lasanha levam ovo (e todas as frescas levam também). Para quem quiser fazer uma lasanha vegan basta comprar uma marca cuja massa não tenha ovo na sua constituição.
Então vamos esquematizar aqui a coisa:
PARA DUAS LASANHAS (tamanho 15x12):
Ingredientes:
1 frasco de bolonhesa vegetariana (como o da imagem)
7 folhas de lasanha seca
200ml leite de soja não açucarado
20g margarina vaqueiro vegan (ou outra gordura)
20g farinha
noz-moscada q.b.
sal e pimenta q.b.
Preparação:
1. Cozer a massa o suficiente para amolecer um pouco (mesmo se for daquelas prontas para ir ao forno, acho que fica sempre melhor quando pré-cozida).
2. Fazer o béchamel: derreter a margarina, juntar a farinha e deixar cozinhar um pouco, mexendo sempre. Juntar o leite e mexer com umas varas até espessar. Temperar com noz-moscada, sal e pimenta. (Gosto de juntar levedura nutricional pois esta tem um ligeiro sabor a queijo e, como costumo fazer sempre a versão vegan, não coloco queijo por cima e assim sempre tenho o sabor deste ingrediente e uma dose extra de vitamina B12. Mas este passo é totalmente opcional).
3. Abrir o frasco da bolonhesa (passo super complexo!)
4. Colocar uma camada de massa em cada forma, cobrir com molho suficiente para tapar toda a massa, e repetir este passo mais duas vezes, acabando com uma última camada de massa, de modo a que as lasanhas tenham três camadas de molho e quatro de massa cada. Meia folha de lasanha chega para a camada de baixo pois as embalagens são ligeiramente afuniladas.
5. Cobrir com béchamel (e com queijo para quem consome leite) e tapar e guardar no congelador ou levar ao forno entre 180º a 200ºC (ou à patusca) até gratinar.
6. Deixar repousar antes de servir (para que o béchmel assente e não fique muito líquido).

O béchamel vegan não gratina tanto no centro (como se vê na imagem) portanto quem gosta de uma crosta crocante pode pulverizar a lasanha com pão ralado.
Esta lasanha também é uma boa opção para levarmos connosco quando somos convidados para comer em casa de alguém e, por sermos grilos, ficarmos encarregues da nossa própria comida.
Como é fácil de fazer (e pode ser montada com todos os ingredientes em frio, não havendo perigo de queimaduras) é uma boa receita para quem gosta de pôr as crianças a cozinhar.
Aventurem-se e bom apetite!