top of page
Buscar

O Infalível "Bolo de Chocolate Rápido"

  • comidadegrilo
  • 12 de jun. de 2018
  • 3 min de leitura

O grande desafio da cozinha 100% vegetal é conseguir criar um bolo leve e fofo sem ovos. A maioria das receitas dão resultados deliciosos, mas muito densos e pastosos. Quando nos apetece um bolo assim mais "molhado" não há problema... Mas, e quando nos apetece um bolo leve e fofo? Às vezes há aquelas receitas que nunca falham, e hoje venho revelar-vos uma!




Podemos procurar mil e uma receitas em livros de cozinha ou online, mas há sempre aquelas no nosso portefólio que sabemos que são seguras, que toda a gente gosta e que correm sempre bem. Ora lá em casa, no que toca a bolo de chocolate, essa receita era nada mais nada menos que uma de um livro da Disney! Chamava-se "Bolo de Chocolate Rápido". Nunca fui grande fã de bolos de chocolate "pesados", como o bolo brigadeiro. Digo sempre que não gosto dos bolos que dão sede. E esta receita sempre foi a ideal para mim pois trata-se de um bolo leve e fácil de fazer. Afinal, é um bolo para ser feito por crianças! Quão difícil poderia a receita ser?


Mas claro que a receita deste maravilhoso livrinho da Disney contém ovos e leite... Como já tinha mencionado na publicação da substituição destes produtos, há várias formas para substituir os ovos nas receitas. Como nesta receita específica a função do ovo é mais fazer o bolo crescer e não a questão de lhe dar humidade (pois para isso já leva leite), o melhor seria usar a técnica do bicarbonato de sódio e vinagre em vez de, por exemplo, a banana esmagada. Mas eu tinha cá em casa um substituto do ovo (da marca "Free and Easy", que podem ver na imagem) que tinha comprado para as minhas experiências com a aletria (e sim, também resulta muito bem) e decidi dar-lhe uso.


Pensei "Esta receita nunca falhou! Será que se eu mudar uns quantos ingredientes ela continuará infalível?". E, meus grilos, se ficou! Só vos digo que fiz o bolo e só tive oportunidade de provar uma fatia, pois a família fez questão de desaparecer com ele em segundos, e nem se aperceberam que era um bolo 100% vegetal! Fiquei tão triste, porque aquela única fatia tinha-me sabido tão bem e eu queria mais e não tinha, que decidi fazer outro igual poucos dias depois!


Então, sem mais demoras, vamos à receita! No final da mesma poderão encontrar comentários relativamente aos ingredientes e possíveis substituições.

 

PARA UM BOLO DO TAMANHO DO DA IMAGEM

(PARA UM DE TAMANHO NORMAL DUPLIQUEM AS QUANTIDADES)


Ingredientes:

  • 1 1/2 tsp (5g) substituto do ovo (equivalente a um ovo e meio)

  • 3 tbsp (45ml) de água

  • 1 xícara de leite vegetal à escolha

  • 1 colher de chá de baunilha (opcional)

  • 75g margarina (sem soro de leite)

  • 2/3 xícara e 1tsp de açúcar

  • 1/4 xícara de nesquik em pó

  • 1 xícara farinha de trigo

  • 1 1/2 colher de chá (generosas) de fermento


Preparação:

  1. Numa taça misturar, com a ajuda de umas varas, o substituto do ovo com a água até o mais homogéneo possível.

  2. Juntar o leite e a baunilha e mexer.

  3. Juntar a margarina derretida e mexer bem.

  4. Juntar o açúcar e mexer bem. Depois, adicionar o nesquik e mexer até homogéneo.

  5. Adicionar metade da farinha, mexer bem, e quando homogéneo adicionar a restante farinha e mexer novamente até ficar uniforme.

  6. Adicionar o fermento, mexer até estar bem misturado e verter a massa para uma forma previamente untada (eu unto com margarina e farinha).

  7. Levar ao forno a 180ºC durante 30 a 45 minutos.

 

Podem experimentar substituir a margarina por óleo de coco.

Eu uso nesquick pois era assim que fazia quando era pequena e para mim não é o mesmo bolo sem esse sabor. O facto do nesquick não ter nenhum ingrediente de origem animal é um óptimo bónus! Porém podem sempre substituir este ingrediente por qualquer outro chocolate em pó que não tenha leite.

Como mencionado anteriormente, podem escolher outra forma de substituir os ovos, como as mencionadas aqui. Assim, em vez do pó e da água usam o método que preferirem. Relembro que na receita a quantidade é equivalente a um ovo e meio.

Eu fiz a massa do bolo toda à mão, não havendo necessidade para utilizar uma batedeira elétrica.

Para os nossos comedores de larvas, experimentem esta receita! Verão que não notarão qualquer diferença em comparação com um bolo normal e agora já podem fazer as delícias dos vossos amigos grilos na próxima festa que derem!

© 2017 por Comida de Grilo

Recebam as novidades!

Subscrição com sucesso!

bottom of page