Produtos ecológicos que dão boas prendas de Natal!
- comidadegrilo
- 20 de dez. de 2018
- 8 min de leitura
Querem reduzir a vossa pegada ecológica mas não sabem bem como? Querem oferecer prendas este Natal mas ainda não sabem bem quais? Hoje venho conciliar estes dois problemas e arranjar-vos óptimas soluções para ambos!

Olá Grilos e Feliz Natal!
Este Natal é muito especial pois tenho uma grande surpresa para vocês! Mas, tal como temos de esperar até à meia noite para abrir as prendas, não vos vou dizer já qual é a minha surpresa! Mas não fiquem tristes! Estejam atentos pois prometo que a anunciarei muuuuuuuito brevemente!
Então, enquanto esperam pela "nossa meia noite", que tal ler esta publicação para passar o tempo? Acreditem que vale a pena!
Na verdade aqui no Comida de Grilo temos falado sempre de comida, como o próprio nome do blog indica! Mas há já algum tempo que vos queria falar de algo diferente: os produtos ecológicos que vou conhecendo, usando e adorando! Mas nunca parecia uma boa altura... Como iria introduzir o tema assim do nada? E depois lembrei-me! Estes produtos poderão ser óptimas sugestões de prendas de Natal!
Então, sem mais demoras, vamos começar a falar neles!
PRODUTOS DE BAMBU
Não podia não começar por estes, até porque é aqui que vos irei dar uma pista do que aí vem!
Para quem não se recorda, há cerca de dois meses o Comida de Grilo foi ao programa Conversa de Mulheres, na Kuriakos TV (podem ver parte da entrevista aqui) e aí conheci duas pessoas maravilhosas: a Joana e o João! Esta dupla fantástica tem uma empresa chamada Babu, que desenvolve produtos de bambu. Conheci-os no Conversa de Mulheres pois a Joana foi apresentar a empresa, entrevista que podem também encontrar aqui. Gostei tanto da ideia da Babu e eles gostaram tanto da ideia do Comida de Grilo que acabámos por estabelecer uma parceria. Portanto, posso dizer-vos que a Babu está envolvida na surpresa que se avizinha.
E então, o que é que a Babu tem? A Babu vende escovas dos dentes de cabo de Bambu, de tamanho normal e de criança, e com cerdas extra suaves, suaves, médias e firmes.

Vendem também canas de bambu para guardar as escovas e cotonetes de cabo de bambu. Para saberem melhor onde podem adquirir estes produtos e os cuidados a ter com os mesmos visitem o site http://www.babueco.com .
A Babu está também a desenvolver palhinhas em bambu mas, até lá, fiquem com a próxima sugestão!
PALHINHAS REUTILIZÁVEIS
Cada vez mais reparo na quantidade de palhinhas que usamos desnecessariamente. E embora na grande maioria dos casos possamos apenas evitar usá-las, a verdade é que há bebidas que sabem bem com palhinha, como uma limonada para o ácido não magoar os lábios.

Assim, hoje venho falar-vos de algo que já uso há um tempo e adoro! Palhinhas reutilizáveis de aço inoxidável!
Comprei umas como as que se vêem na imagem, que trazem também uma mais grossa como as que se usam para beber Bubble Tea. O facto de virem numa bolsinha e trazerem um escovilhão para as lavar é super prático, permitindo que sejam levadas para todo o lado e lavadas em qualquer lugar. Também se podem colocar na máquina de lavar, juntamente com os talheres.
Já há em Portugal locais que vendem estas palhinhas mas a preços um pouco elevados. Eu adquiri as minhas online, no Ebay, a um preço bastante acessível.
Estas palhinhas são óptimas também porque, como são de metal, aquecem ou arrefecem com bastante facilidade, consoante aquilo que estamos a beber, dando uma sensação muito agradável e reconfortante.
Felizmente já há muitos estabelecimentos que estão a trocar as palhinhas de plástico, que não são recicláveis, por palhinhas de cartão, que são biodegradáveis.
SHAMPOO SÓLIDO E OUTROS PRODUTOS QUE TAIS
Comprar um shampoo sólido foi um primeiro passo que me custou um pouco, pois achava-os um pouco caros e não conhecia ninguém que já tivesse usado de forma a ter um feedback fidedigno. Mas a verdade é que estes shampoos duram tanto tempo e são tão eficazes, respondendo a todas as promessas, que hoje não os considero caros de todo!

É verdade que dar quase 10€ por um shampoo parece muito, mas a verdade é que uma barra de shampoo sólido dura três vezes mais que um frasco normal de shampoo, para além de que é mais ecológico pois não tem nenhuma embalagem envolvente, e é perfeito para viajar, pois o limite de líquidos deixa de ser um problema.
Eu tenho usado o Seanik da Lush, que é o azul da imagem e gostei tanto ao ponto de, na hora de comprar um novo, não resistir e comprar um igual em vez de experimentar um novo. Porém, confesso que estou curiosa para experimentar o Lullaby. Se já experimentaram outros digam-me o que acharam, para poder começar a variar! Considerando que não têm embalagem, podem-se guardar numa latinha de metal como a que se vê na imagem.
Pessoalmente, eu considero os produtos da Lush divinais! Não são testados em animais, a grande maioria são vegan, sendo que as únicas excepções se aplicam aos produtos feitos à base de mel, e a marca tem uma boa política ambiental, promovendo a devolução e reutilização das embalagens dos poucos produtos que têm uma, como os cremes (tenho o sleepy e adoro) e as pastilhas dentífricas (que, mais uma vez, são óptimas para viagens, devido ao facto de não serem líquidas). O atendimento em loja também é óptimo, deixam-nos sempre experimentar imensas coisas e, na compra de alguma coisa, dão sempre testers dos produtos que temos mais curiosidade em experimentar mas algum receio em comprar.
SACOS DE PANO
Já muita gente conhece e utiliza sacos de pano grandes, com alças, para transportar as compras do supermercado, e esses sacos são também óptimas prendas, encontrando-se à venda a preços super acessíveis em algumas lojas (como a Primark).
Mas quando fui ao Veggie World em São João da Madeira vi um produto que já procurava há algum tempo, não resisti e tive de comprar logo! Refiro-me a sacos de pano finos para substituir aqueles sacos de plástico fininhos transparentes que se usam para a fruta e legumes no supermercado.

Em muitos supermercados em que as coisas apenas são pesadas na caixa, eu simplesmente colocava-as à solta no tapete, organizada por grupos para facilitar o trabalho do funcionário. Porém, nos supermercados em que temos de ser nós a pesar, deparava-me com um problema: onde colocar a etiqueta? Sei que há gente que pesa a fruta e legumes sem saco, coloca-os soltos no carrinho e cola a etiqueta num papel que mostra depois na caixa. Mas eu tinha receio de fazer isso e ser acusada de não ter pesado a quantidade certa ou assim. Então estes saquinhos de pano vieram de encontro aquilo que procurava. Eu comprei estes.
São feitos dum material semelhante àquele pano para fazer queijo, pelo que também são óptimos para ajudar a espremer quando se fazem coisas como bebidas vegetais (leite de aveia, de soja, de arroz, etc). Há também quem use sacos de rede. Para quem não quer investir dinheiro nestes saquinhos, basta recortar uma peça de roupa antiga, como uma t-shirt, e cozer à volta, de forma a criar o seu próprio saquinho.
GROW PENCIL E OUTROS PRODUTOS LIFE IN A BAG
Este foi outro produto que adquiri no Veggie World e que adorei o conceito!

Trata-se de um lápis que, na ponta, tem sementes. Assim, quando acabamos o lápis, podemos enterrá-lo na terra e crescerá a planta das sementes de que comprámos. Não posso comprovar a sua eficácia, pois o meu lápis ainda está longe do fim, mas achei uma ideia tão amorosa, que não resisti. O lápis que comprei é da Life in a Bag e eles têm lápis com sementes de Camomila, Calêndula, Amor-Perfeito, Salsa, Manjericão, Hortelã, Coentros, Girassol e Tomate Cereja. Os lápis têm também um cheiro bastante característico e agradável.

Enquanto procurava os diferentes tipos de sementes que o grow pencil tem, descobri que a Life in a Bag tem mais produtos deste género, cada um mais amoroso que o outro! É exemplo o calendário que cada mês do mesmo é uma folha feita à base de algodão com sementes de ervas aromáticas e flores, podendo-se rasgar a folha em pedacinhos e plantar-se no final de cada mês! À semelhança do calendário, eles também têm postais feitos do mesmo material!
PEDRA DE ALÚMEN

Esta pedra também conheci no Veggie Fest (foi um festival bastante produtivo) mas apenas a adquiri recentemente.
Dizem que o alúmen é o desodorizante da idade da pedra (bom trocadilho? não?!) pois já é usado há muitos anos. Na verdade, não comprei esta pedra na altura do festival pois achei que me parecia demasiado bom para ser verdade e desconfiei um pouco, mas mais tarde a minha avó disse-me que o meu avô a usava quando fazia a barba. Após fazer a barba, passava a pedra na cara para estancar qualquer corte que pudesse ter feito.
E são estas as duas principais funções da pedra de alúmen: é um desodorizante natural e ajuda a estancar o sangue em caso de corte. Como funciona? Bom, esta é uma pedra mineral que é um sulfato duplo de potássio e alumínio. Ela é rija como mármore, mas é solúvel em água. Assim, ao molhar-se a pedra e passar-se a pedra molhada na pele, cria-se uma espécie de camada de micro-cristais da mesma, que tem propriedades que atenuam o desenvolvimento das bactérias que causam maus odores, tendo assim um efeito desodorizante, diminuindo o odor, e contrai a pele, impedido a saída de sangue, tendo também uma poderosa acção cicatrizante, ajudando assim a estancar pequenas feridas.
GARRAFAS DE VIDRO

Algo tão simples mas que faz tanta diferença!
Quando era pequena costumava levar pacotes pequenos de leite com chocolate para a escola, mas é um desperdício cada pacote que vai parar ao lixo ao fim do lanche. Assim, quando comecei a beber bebidas vegetais, como os os pacotes individuais eram mais caros que os pacotes de 1L, comprei algumas garrafas pequenas de vidro e comecei a juntar outras, como as do Compal, e agora encho-as com leite do pacote grande para as levar para a escola. Assim, após se beber o leite, basta fechar as garrafas, guardar na mochila/ carteira e trazer para casa para lavar. No dia seguinte é só voltar a encher.
Algo tão simples mas que poupa tanto plástico! E quando faço sumo de fruta em casa também basta verter o que sobrar para uma garrafa de vidro pequena e levar para a escola/trabalho.
DISCOS DESMAQUILHANTES REUTILIZÁVEIS
Embora os discos descartáveis sejam de algodão, não deixam de ser descartáveis e, quanto mais conseguirmos reutilizar algo e menos deitarmos fora, melhor.
Muita gente compra discos desmaquilhantes de pano laváveis, como os da imagem da direita, há até quem os faça a partir de roupa velha, mas a minha irmã deu-me a conhecer uns que adorei ainda mais que todos esses. São discos desmaquilhantes de konjac, os da imagem da esquerda.
À primeira eles são muitos duros e não moldáveis, mas basta ensopá-los rapidamente em água morna, até mesmo passar por baixo da torneira, que ele hidratam e aumentam de tamanho, tornando-se super maleáveis. Têm uma textura óptima, suave, nada agressiva à pele, razão pelo qual prefiro estes aos de pano, que são mais ásperos.
No fim de se usarem, basta lavá-los bem e deixá-los secar ao ar. Eles secam e encolhem novamente, enrolando-se ligeiramente, e voltam a ficar rijos e não maleáveis. Para os voltar a usar basta passar por água novamente.

ESFREGÕES E ESPONJAS DE LIMPEZA
Este é o sector das coisas que ainda não experimentei mas estou muito entusiasmada para o fazer.
Aqui à esquerda, podemos encontrar a bucha vegetal, mais conhecida por luffa, uma planta cujo seu interior dá uma excelente esponja de banho.
Há também quem use esfregões de fibra de coco, como a imagem do meio, para lavar a louça ou esfregões de cabo de madeira e cerdas de agave, como a imagem da direita.
Na verdade, mais do que a vertente ecológica, acho todos estes produtos à base de beges e castanhos, como estas esponjas ou até mesmo escovas do cabelo de madeira, super bonitos, sentindo até que transmitem uma vibração relaxante.

Eu opto sempre por comprar detergentes em pó, cuja embalagem seja de cartão, em vez de detergentes líquidos com embalagem de plástico, porém há também quem use nozes de saponária para lavar a louça e a roupa.
E não se esqueçam de reutilizar também na hora de embrulhar! Embrulhos em papel de jornal, por exemplo, ficam super giros e originais e sempre dão uma segunda vida aos panfletos e revistas que enchem as nossas caixas do correio!
Divirtam-se este Natal, comam muita Comida de Grilo, da mais deliciosa e, caso não tenham ideias do que fazer para a ceia de Natal, revejam aqui a entrevista que dei a semana passada, também no Conversa de Mulheres, de ideias para pratos de Natal, ideal para grilos e comedores de larvas! (E as minhas desculpas desde já, pois é bastante perceptível que eu estava "um bocadinho" doente no dia da entrevista)
BOM NATAL!!
#natal #ecológico #produtos #produtosecológicos #konjac #discosdesmaquilhantes #bambu #escovabambu #cotonete #cotonetesbambu #babu #palhinhas #reutilizável #shampoo #champô #shampoosólido #champôsólido #lush #produtosvegan #vegan #vegetariano #comidadegrilo #sacodepano #growpencil #lápis #sementes #calendário #calendárioalgodãoesementes #postais #alúmen #pedraalúmen #desodorizante #desodorizantevegan #desodorizantenatural #garrafasdevidro #leite #sumo #reutilizar #luffa #buchavegetal #bucha #cerdasdeagave #fubradecoco #esponja #esfregao #comidavegannatal #conversademulheres #comidanatal #pratosvegetarianos