Aletria Vegan - desta vez sem batotas!
- comidadegrilo
- 3 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Olá meus grilos!
Já vos ensinei a fazer a versão preguiçosa e batoteira da minha sobremesa favorita - Aletria. Mas, como em tudo, quanto mais uma pessoa tenta aldrabar, menos genuíno e reconfortante é o resultado final.
Então está na hora de pararem de fazer essa aletria que, embora rápida e prática, tem sempre aquele sabor meio artificial, arregaçarem as mangas e fazerem uma como deve ser do zero!
Na verdade, é tão simples quanto a versão batoteira, por isso não há desculpas!

Antes de passarmos à receita, algumas notas:
- O açúcar que usei foi o de uma marca que confirmou que utiliza carvão vegetal no processo de refinação. Em caso de dúvida se o açúcar branco que estão a comprar é apto para grilos, contactem as marcas ou optem por açúcar de cana orgânico (tem um tom mais bege) ou açúcar de coco.
- Eu uso margarina (Vaqueiro vegan, a única que conheço que seja apta para grilos) mas, como digo no vídeo da receita, podem optar por usar outra gordura sólida, como óleo de coco ou creme de barrar vegan. Podem também optar por saltar este ingrediente e não adicionar nenhuma gordura à receita.
- O sal preto é muito forte e não queremos que a aletria fique salgada nem a saber a enxofre! Se usarem, coloquem uma quantidade muito pequena. Esta receita pode ser feita sem este ingrediente sem qualquer problema, tal como fiz durante muito tempo. Também não necessitam de adicionar curcuma (açafrão das Índias). Podem fazer a aletria branca ou, se a querem amarela, usar corante alimentar amarelo.
- Cá em casa gostamos da aletria numa consistência em que esta dê para cortar à fatia, mas não tão dura que a fatia se mantenha intacta quando a transportamos para o prato. Se a querem um pouco mais cremosa, mais líquida, podem diminuir a quantidade de amido de milho.
- Como mencionado no vídeo, eu uso leite de soja mas sente-se o sabor da soja na aletria. Uma boa bebida vegetal para esta receita seria leite de aveia ou leite de caju. Creio que bebidas como leite de arroz ou leite de amêndoa tornarão a receita demasiado enjoativa. Se quiserem, podem optar por usar leite de coco, mas terão um resultado completamente diferente no que diz respeito ao sabor desta sobremesa. Se quiserem usar leite de coco, podem substituir o leite vegetal e as natas vegetais na receita por uma lata de leite de coco (normal, sem ser light) e adicionar 100ml de água. As natas vegetais podem ser as da vossa preferência.
ALETRIA VEGAN
INGREDIENTES:
300ml leite vegetal
200ml natas vegetais
20g margarina vegan
1 pau de canela
1 casca de limão
50g massa aletria
25g amido de milho
canela em pó q.b. (para decorar)
sal preto q.b. (opcional)
açafrão das índias q.b. (opcional)
PREPARAÇÃO:
1. Misturar parte do leite vegetal com o amido de milho até este estar todo dissolvido. Reservar.
2. Num tacho, colocar o resto do leite vegetal, as natas vegetais, a margarina, o pau de canela e a casca de limão. Levar ao lume até ferver. Se optarem por usar o sal preto e o açafrão juntem estes ingredientes também ao tacho.
3. Quando a margarina estiver derretida e tudo estiver a ferver, adicionem a massa e deixem cozinhar durante 4 minutos em lume médio. Mexam de vez em quando para que a massa não se cole.
4. Após os 4 minutos, adicionem o açúcar, mexam e deixam cozinhar mais 4 minutos.
5. Após este tempo, retirem o pau de canela e a casca de limão e adicionem a papinha de amido de milho. Mexam constantemente até começar a ferver e ficar espesso.
6. Vertam para um prato e deixem arrefecer completamente. Quando frio, decorem com canela e está pronto a servir!
Comments