A revelação da surpresa e uma receita nova!
- comidadegrilo
- 30 de mar. de 2020
- 4 min de leitura
Após um longo período de espera e de muitas experiências, a minha surpresa para vocês está finalmente pronta!
Vamos à revelação? Vamos pois!

E com esta foto resumo tudo o que tenho para vos dar e contar hoje!
Então, vamos por partes. Primeiro, ali em baixo à esquerda temos um símbolo irreconhecível. Pois é, é verdade, o Comida de Grilo finalmente tem um Instagram! Para o encontrarem basta carregarem aqui ou procurarem @comidadegrilo na aplicação.

No Instagram será anunciado sempre que houver uma publicação nova, terão stories daquelas refeições que dão mesmo vontade de partilhar e também fotos de muitas comidas de deixar água na boca. Se houver alguma foto que vos deixe mesmo hipnotizados e não conseguem viver sem ter essa receita, pronunciem-se e essa poderá ser a próxima receita do blog!
E já que estamos numa de falar de redes sociais, para quem não sabe, também temos uma página do Facebook, que poderão encontrar aqui.
Mas as surpresas não acabam aqui!!
Como podem ver, mesmo ao lado desse símbolo, há outro. O YouTube!
Sempre fui uma pessoa muito visual, só faço uma receita se houver uma foto real do resultado da mesma, e se houver um vídeo a explicar como esta é feita, onde posso perceber melhor os métodos e consistências desejadas ao longo da preparação, melhor ainda! E achei que vocês mereciam o mesmo!
Então, o Comida de Grilo agora também tem um canal no YouTube!
Todos os vídeos do canal estão narrados em Inglês, para que possam chegar a mais gente. Sabem aquele vosso amigo estrangeiro que veio visitar Portugal e tinha curiosidade em provar a nossa comida, a nossa cultura, mas como era grilo não conseguia? Agora podem-lhe mandar as receitas do canal, onde mais do que vídeos de pratos deliciosos, haverá também de versões 100% vegetais de pratos da nossa cozinha tradicional.
Mas não pensem que me esqueci de vocês! Nem todos têm obrigação de saber inglês! Os vídeos são legendados em português, para que todos possam compreender.
Mais do que isso, na descrição dos vídeos poderão encontrar a receita em inglês e o link para a página do blog onde estará a receita em português.
E, a última coisa que vemos na foto é.... um prato de rabanadas! Pois... não é muito comum comer-se rabanadas em Abril, mas há que ter em consideração que comecei este projecto em Dezembro e não previ que fosse demorar tanto a conseguir concluí-lo.
Para além disso, agora que estamos (quase) todos fechados em casa, muitos com a família, é altura perfeita para arregaçar as mangas, fazer experiências culinárias e aproveitar para se juntarem todos à mesa para provar as mesmas. E para quem está sozinho, mais fica! Prometo que não conto a ninguém que comeram um prato inteiro de rabanadas sozinhos. E como em Abril águas mil, até vai saber bem comê-las nesta altura do ano, afinal, o Natal é quando um homem quiser.
Por isso, o primeiro vídeo do canal do Youtube do Comida de Grilo é uma receita de rabanadas apta para grilos hardcore.
Espero que gostem e não se esqueçam de subscrever às novas redes sociais, pois o vosso apoio é essencial!
Boa quarentena e bons cozinhados!
RABANADAS PARA GRILOS HARDCORE
INGREDIENTES (para 6 rabanadas):
- 3 fatias de pão de forma* (de preferência do mais grosso, para torradas) - açúcar e canela a gosto (para polvilhar em cima) - óleo q.b. (para fritar) - 1 prato com farinha sem fermento - 1 prato com: * 180ml de leite vegetal (eu usei de soja) * 20g de açúcar * 1 pau de canela * 1 casca de limão - 1 prato com: * 100 ml de leite vegetal (eu usei de soja) * 30g de farinha sem fermento * uma pitada de açafrão das índias (opcional) * uma pitada de sal preto (opcional)
Para o xarope (opcional): - 200g de açúcar - 100ml de água - 1/2 canela em pau - 1 casca de limão - 1 casca de laranja (opcional)
* eu gosto de usar pão de forma mas podem usar outro tipo de pão
PREPARAÇÃO:
1. Cortar as fatias de pão ao meio. Pré-aquecer o óleo num tacho ou frigideira no fogão em lume médio-alto.
2. Preparar os três pratos:
- no primeiro prato colocar os 180ml de leite vegetal morno-quente, dissolver os 20g de açúcar e adicionar a casca de limão e o pau de canela;
- no segundo prato colocar um pouco de farinha;
- no terceiro prato colocar os 100ml de leite frio (ou à temperatura ambiente) e 30g de farinha (e o açafrão das índias (curcuma) e sal preto (kala namak), se decidirem usar).
3. Colocar uma fatia de pão no primeiro prato e deixá-la estar lá por alguns segundos, virando-a a meio do tempo, para que o pão absorva o leite. Cuidado para o pão não ficar demasiado tempo no leite ou irá ficar mole e desfazer-se. Espremer suavemente o líquido em excesso e colocar a fatia embebida no segundo prato.
4. Passar a fatia de do passo anterior na farinha, apenas o suficiente para revesti-la, e colocá-la no terceiro prato.
5. Cobrir muito bem a fatia com a mistura do terceiro prato e colocá-la cuidadosamente no óleo quente.
6. Quando a parte de baixo estiver dourada, virar a fatia e deixá-la dourar também no outro lado. Quando ambos os lados estiverem dourados, tirar a fatia do óleo e colocá-la num prato com papel de cozinha para absorver o excesso de óleo. Misturar um pouco de açúcar e canela a gosto e polvilhar em cima da rabanada quente. Virá-la e polvilhar no outro lado também.
7. Repetir o processo com as outras fatias. Pode ser necessário adicionar mais leite ao terceiro prato se a mistura começar a ficar espessa.
As rabanadas podem ser comidas quentes mas eu acho que ficam melhores no dia seguinte, pois com este método elas ficam um pouco crocantes após serem fritas e elas são melhores quando estão fofas e macias.
No caso de querem comê-las com calda, para a fazer basta colocar todos os ingredientes numa panela e deixar ferver até atingir 107ºC. Caso não tenham um termómetro, saberão que está na temperatura certa quando mergulharem uma colher na calda e, ao tirá-la, a calda que escorre da mesma deve cair em pequenas gotas um pouco mais lentas do que o normal, como se fossem pequenas pérolas a cair.
Deixem a calda arrefecer completamente antes de servir.
Comentários