Fui à Capital Vegan da Europa
- comidadegrilo
- 5 de jun. de 2019
- 12 min de leitura
Pois é, de mochila às costas, lá parti eu para aquela que é conhecida como a capital vegan da Europa, com uma mala vazia para trazer cheia de coisas boas! E hoje venho contar-vos tudo!

Eu sei, eu sei, já não falo convosco há muito tempo! Mas eu não me esqueci de vocês! Este tem sido um ano complicado, mas agora que finalmente tenho um tempinho, trago-vos todas as coisas que fui acumulando ao longo deste tempo!
Comecemos então por aquilo que já sabem que é o tema de hoje pelo título desta publicação - a minha viagem à "Capital Vegan da Europa". E então, que misterioso destino é este? Os mais atentos já sabem a resposta, os restantes talvez cheguem lá se eu primeiro gritar "olhááá bolinha!"... Não? Foi demsasiado? Okay, eu paro. Estou a falar de Berlim! A capital vegan da Europa é Berlim, na Alemanha!

No primeiro dia fiquei um pouco desiludida. Decidimos almoçar tarde e queríamos um restaurante que servisse pratos da dieta convencional, pois não viajava sozinha, e que tivesse também opções 100% vegetais. Estávamos no centro e achei que iria ser tão fácil como era encontrar uma opção ovolacto-vegetariana em Londres, em que todos os sítios sem excepção, fosse uma casa de bifes ou a tasca mais rasca, tinham essa opção. Pensei que se em Londres, por ser uma cidade tão evoluída, havia essa facilidade, ali, na cidade mais vegan friendly da Europa, deveria ser igual mas um nível acima, isto é, todos os sítios terem opção vegetariana estrita. Não é bem assim. Muitos sítios têm opções ovolacto-vegetarianas, mas não com a mesma diversidade que em Londres, e apenas alguns têm opções vegetarianas estritas. O facto de ser tarde e muitos restaurantes não estarem já abertos não ajudou. Fiquei triste e pensei que talvez a viagem não iria ser exactamente como tinha idealizado...
Katjes Café Grün-Ohr
Para compensar o total falhanço do almoço, decidi apostar no lanche! Tinha uma lista de locais que queria visitar e segui para um deles - o Katjes Café Grün-Ohr. O slogan deste sítio era "Tudo Veggie" e eu, super contente, achei que ali não havia nada de origem animal! Mas, como velho hábito, perguntei, apenas para certificar, se era tudo vegan. Ainda bem que perguntei, pois a
resposta foi não! Aparentemente ali "tudo veggie" não significava tudo de origem vegetal.... Era um sítio de sobremesas aptas para ovolacto-vegetarianos, onde nada tinha gelatina animal ou banha, mas em que apenas algumas das sobremesas eram aptas para vegetarianos estritos.

Um pouco desiludida e sentindo-me enganada, lá comprei uma fatia de uma das opções 100% vegetais, o bolo que vêem na foto. Devo admitir que não gostei. Realmente este primeiro dia não estava a correr nada bem...
Em contrapartida, para quem gostar de gomas, coisa que admito que nunca gostei, este sítio vende imensas, tendo a sua própria marca!
1990 Vegan Living
Novo dia, nova experiência! Desta vez decidi ir a um sítio garantidamente vegan!
Rumei então para um restaurante chamado 1990 Vegan Living, um estabelecimento que serve comida asiática, em pequenas doses, para que se possam pedir várias coisas e provar-se um pouco de tudo, assim como se fosse uma espécie de tapas.

Estava tudo muito bom, o meu favorito foi, de longe, o caril verde (o prato que se encontra no meio). Porém, a autenticidade desta comida leva a que não haja contenção no que diz respeito a sabor. Se é para levar gengibre, não há medo de pôr gengibre. Se é para ser ácido, então ácido é. Para quem não está habituado aos sabores fortes dos ingredientes do oriente, como o gengibre, a folha de lima kaffir ou o lemongrass (erva-príncipe), a comida deste restaurante pode ser demasiado forte e pode levar a que a pessoa não desfrute da experiência como gostaria.
Estava tudo muito bom, mas também um pouco caro...
Currywurst
Bom, esta viagem já foi há algum tempo, pelo que admito que já não me recordo da ordem de tudo, mas vou contar-vos todas as coisas boas que comi!
Ora, não podia ir à Alemanha sem provar um prato típico do país! Foi neste momento que percebi que embora alguns estabelecimentos não tivessem opções vegan escritas no seu menu, afinal tinham-nas e serviam-nas! Uma espécie de menu secreto!
Então informei-me em que locais poderia encontrar a famosa salsicha currywurst em versão 100% vegetal e descobri que num sítio que tem vários postos pela cidade, chamado Curry 36, havia! Como um dos postos ficava perto do meu alojamento acabei por ir lá, mas havia outros locais com esta opção, como Curry at the Wall ou o Vincent Vegan no East Side Mall.

Como comi a minha currywurst à noite no meio da rua e não havia qualquer tipo de luz para tirar foto, deixo-vos aqui um exemplo para ilustrar esta iguaria. Currywurst é uma salsicha servida com um delicioso molho de tomate e caril e que não pode faltar no vosso roteiro gastronómico se alguma vez visitarem a Alemanha!
Domino's
Sim, estou a falar da pizzaria que já muitos conhecem e que existe também em Portugal! A única diferença aqui é que na Alemanha a Domino's tem opção vegan, sendo possível substituir o queijo normal por uma versão 100% vegetal! Claro que tinha de provar e encomendei uma!

Estava deliciosa! E sendo a cidade tão plana e as bicicletas eléctricas tão banais e acessíveis, a pizza foi entregue de bicicleta em vez de mota! Esta vertente ecológica deixou-me ainda mais contente!
Relembro que em Portugal a Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) está a fazer uma petição para que as grandes cadeias de pizza passem também a ter opções vegan aqui no nosso país. Se quiserem saber mais basta clicarem aqui.
Brammibal's Donuts
Num dos dias, ao fim da tarde, fomos a um dos destinos da minha lista - a Brammibal's Donuts.
Neste estabelecimento tudo é 100% de origem vegetal, desde a vasta gama de donuts aos lattes e outras bebidas.

Como chegámos perto da hora do fecho, já não havia muitas opções, mas a experiência foi tão boa que decidimos voltar no dia a seguir para tomar lá o pequeno-almoço! E que óptima decisão, pois aí variedade não faltava! Olhem só para essa maravilhosa montra! Definitivamente um dos meus locais favoritos e os donuts eram deliciosos!
Momos
Mais um local da minha lista! Foi vez de ir ao Momos - organic veggie dumplings. Bom, esta é a prova de que aqui veggie não quer mesmo dizer 100% de origem vegetal pois, à semelhança do Katjes Café, aqui havia opções 100% vegetais, mas também havia opções com queijo...
Mas pedimos todas as opções vegan que havia (que eram as opções 3 a 6 da carta, como vêem à esquerda)! Este é um local de dumplings e pode-se optar por comê-los apenas cozidos ou fritos. Como somos gulosos, pedimos fritos! E estavam todos deliciosos!

O único defeito é que quando pedimos vários sabores vêm todos misturados, então nunca sabemos o que nos irá calhar (mas com uma boa análise da cor exterior, conseguimos adivinhar e quase nunca falhar).
Lily Burger
Bom, este era um dos sítios que estava no topo da minha lista, o restaurate a que mais ansiava ir!
O Lily Burger "Beef & Vegan Grill-Express" é uma hamburgueria com uma carta gigante, tão confusa que ainda hoje não sei nem metade do que eles vendem, mas com uma gigante particularidade: todas, repito, TODAS, as opções do menu.... existe versão vegan! Seja nuggets, coxinhas de frango, mozzarella sticks, queijo ou bacon para se juntar a um hambúrguer, há tudo em versão 100% vegetal!

E então eu comi umas coxinhas de frango falso, que até um osso falso tinham (que me pareceu ser cana de açúcar) e um grande hambúrguer 100% vegetal, com tudo a que tinha direito - cebola, pickle, etc. e versões 100% vegetais de bacon e queijo! As coxinhas foram realmente a melhor experiência. Tinham uma crosta crocante e eram fibrosas, dando aquela sensação de desfiar ao trincar. Eram muito saborosas e deu vontade de comprar mais e trazer para casa!
Vöner
Este foi o último sítio onde fui comer, que também estava na minha lista.
Vöner vem da junção das palavras Vegan + Döner, o que significa que este é um local de kebabs vegan!

Comi aqui um kebab de seitan que estava muito bom mas, para mim, a estrela da refeição foi, de longe, as batatas especiais, com um molho de "queijo" e cebola caramelizada em cima. Ainda hoje sonho com elas. Juro que foram as melhores batatas que já comi na minha vida e dava tudo para as poder comer outra vez. Então se fosse com as coxinhas do Lily Burger... Ui, o que eu era feliz!
Ritter Sport
Quando eu era pequena a minha avó tinha sempre pequenos packs de chocolates Ritter Sport num armário lá de sua casa, para as gulosas das netas atacarem! Sendo esta marca de chocolate de origem alemã, fui visitar o Ritter Sport Museum, um local que conta a história do chocolate e a origem dos seus ingredientes e diferentes toppings, e tem uma loja onde se podem comprar imensos chocolates da marca, pequenos ou grandes, a um preço super baixo.
Já desconfiada, fiquei super contente quando confirmei que a marca realmente tinha opções vegan!

Mais do que estas duas opções, há ainda a possibilidade de se criar o próprio chocolate na loja, personalizando-se assim o mesmo com todos os toppings a nosso gosto e podendo-se escolher o tipo de chocolate. Assim, é também possível criarmos o chocolate vegan dos nossos sonhos, com o interior que quisermos!
Veganz
Por último, o lugar mais importante da minha lista! Não estava a mentir quando vos disse que tinha levado uma mala vazia para trazer cheia de comida! Oh, não! Eu fui preparadíssima para este momento, pois um dos principais motivos para eu querer ir a Berlim era o facto de aqui existir o Veganz - um supermercado em que TUDO é vegan!
Imaginem só... um mundo em que podem colocar qualquer coisa no carrinho sem ter de ler o rótulo primeiro. Um voltar atrás na normalidade de ir às compras!

Existem vários Veganz na cidade, aquele onde fui tinha também uma zona de bar, com algumas sobremesas, e no andar de cima do edifício havia uma loja de roupa e calçado vegan e um restaurante asiático também, adivinharam, vegan!
Então vou fazer-vos o meu Shopping Haul!

Vou tentar que não me falte nada!
Banana desidratada
na verdade comprei este produto na Primark de lá para oferecer à minha mãe que adora fruta desidratada, mas ela gostou muito!
Chocolate Vegó
já conhecia o de "chocolate de leite" e avelãs, pois há em Portugal, mas comprei por ser mais barato lá. Porém o de chocolate branco e amêndoas é novo e está mais que aprovado!
Recompensa para cão
bom, esta não vos posso mesmo dizer se era boa, mas pela rapidez com que ela desapareceu, eu diria que sim!
Cup Cake
este é um preparado para fazer bolo de caneca, em que basta juntar leite vegetal ou água e uma colher de óleo (opcional). Já fiz e ficou bom, especialmente com uma bola de gelado vegan por cima!
Preparado para mousse de chocolate
esta embalagem tinha dois opções, e uma delas era fazer-se a mousse juntando-se o conteúdo da embalagem e creme vegetal. Eu tentei essa e não gostei, ficou demasiado denso. Numa próxima tentativa irei fazer a outra opção, com leite vegetal, mas tenho ideia que esta mousse fica mais tipo pudim em vez de um preparado com ar, o que me deixa um pouco triste. Veremos se a próxima experiência corre melhor.
Bacon Vegan, Salame e Chouriço
o bacon não é mau, mas para mim sente-se muito aquele sabor a cereal característico do seitan. Até agora o meu bacon vegan favorito é sem dúvida o da marca Sgaia! O Chouriço ainda não provei. O Salame era Ó-P-T-I-M-O! Tenho posto na pizza, também fica muito bom no pão, tipo pão com chouriço, e tenho andado a tentar economizá-lo ao máximo, pois a vontade era comê-lo todo de uma vez!
Preparado para Bolo Mármore
ainda não usei, veremos o que me espera! Basicamente são os ingredientes secos já todos misturados e depois basta juntar os molhados e levar ao forno.
Lollipop de Coelhinho da Páscoa de Chocolate
para recordar um pouco a infância! Não há como falhar com o chocolate, e serviu para matar a saudade destes miminhos.
Variados Chocolates
com arroz tufado, de "leite", com avelãs, foi um vale tudo! Os preços eram bastante acessíveis, tive de aproveitar!
Variados Patês
trouxe três, o primeiro não gostei nada, mas era tipo patê de fígado e disseram-me que estava muito semelhante ao original, o que nunca tinha provado. O segundo até que era comestível, era do género do primeiro mas com uma mistura de ervas. O terceiro ainda não abri, mas é de tomate e pesto, pelo que tenho esperança que este irá ser bom!
Jerky de Coco
jerky é aquela carne seca salgada que se vê muito os americanos a comerem como snack nos filmes e séries. Esta é uma versão feita à base de coco mas que também ainda não provei (tenho de fazer as coisas durar, não é verdade?)
Jaca Desfiada em Molho BBQ
tal como o jerky, ainda não provei, estou à espera do momento certo! Mas acho que vai ser difícil superar a minha tão adorada jaca confitada!
Butter Cups
para quem conhece o típico chocolate Reese, esta é uma versão com manteiga de amêndoa em vez de manteiga de amendoim, ideal para mim que detesto amendoim em coisas doces! Era pouco doce, o que achei óptimo pois não era enjoativo.
Barrinhas de Cereais
lembram-se de ter dito que aqui havia a liberdade de não ter de se ler rótulos? E lembram-se de dizer que não gostava de amendoim em coisas doces? Pois, esqueci-me que as barras de cereais podiam ter amendoim! Então claro que eu não gostei, mas não foram desperdiçadas, que houve alguém que gostou muito e se apoderou delas!
"Queijo"
comprei tipo mozzarella ralado e tipo parmesão em pó, como aquele que se põe por cima da massa. O mozzarella era ótimo, arrependo-me de não ter comprado mais. O parmesão é super intenso, exactamente igual ao parmesão normal, e a própria embalagem já cheirava a parmesão ainda fechada!
Preparados para molhos e caldos
comprei uma data deles mas ainda não usei nenhum! Tenho de pensar em boas receitas para os experimentar! Desde preparado para fazer molho 3 pimentas a pó para fazer gravy, aquele molho viscoso que vai super bem com assados! Acho que vou guardar este último para as receitas do próximo Natal!
Latte de Chá Verde
sabia apenas a leite de amêndoa com chá verde e não achei grande piada. Mas também, quem me manda comprar isto quando nunca bebi um latte de chá verde antes na vida? Talvez o meu problema esteja aí. Acho que simplesmente não gosto dessa combinação. Vou-me ficar pelo meu latte caseiro de abóbora!
Chia Cup e Porridge Cup
os chia cups são uns preparados de chia e fruta ou chocolate para fazer pudim de chia! Basta juntar água, esperar uns minutos e está uma dose certa de pudim com o sabor escolhido pronta a comer. Os Porridge Cups são o mesmo conceito mas para fazer papas de aveia. Este é um produto super prático para se ter na carteira e se comer um snack rápido, saboroso e nutritivo em qualquer lugar, ideal para o trabalho, escola ou pequenos-almoços à pressa.
Salsichas Currywurst
claro que não podia deixar de as comprar! Comprei só a salsicha pois embora também se venda o molho eu optei por fazer o meu próprio. A salsicha é óptima, assustadoramente igual a salsichas de carne!
Natas de amêndoa e shitake
sabem aquelas natas que há no supermercado para fazer molho cogumelos que já trazem sabor a cogumelo? Esta é a versão vegan. Eu achei demasiado doce mas sempre tive esse problema com todas as natas que não sejam de soja. Talvez seja eu que não estou habituada, ou talvez não as tenha usado da melhor forma. De qualquer modo ainda há mais um pacote para fazer experiências!
Bolachas
essas típicas bolachas que são tipo creme de chocolate entre duas bolachas torradas, comprei dois pacotes e eram óptimas. Como eram um pouco densas, as bolachas enchiam muito, pelo que nunca comia mais que duas de cada vez e foi óptimo pois ainda duraram muito tempo!
Nuggets
são nuggets, não há muito que errar aqui! São muito bons e a textura é muito semelhante à das coxinhas do Lily Burger.
Schnitzels
Basicamente a versão austríaca de panados. Estes não só tinham a textura das coxinhas do Lily burger como o sabor também! Era como se tivessem pegado nelas, esmagado e panado. Eram muito bons! Pena serem poucos. Já foram!
Filetes
tipo filetes de peixe, com uma textura muito semelhante ao schnitzel mas um incrível sabor a mar. Então com um pouco de sumo de limão em cima... também está aprovado! Foi o jantar ontem com um pouco de puré!
"Frango" Grelhado
este produto havia em muitos supermercados, tendo-o comprado num supermercado normal e não no Veganz. É uma espécie de frango grelhado, feito de soja, temperado com paprika. Comprei uma embalagem, aqueci e comi no pão, e ficou muito bom. Acabei por juntar um pouco também à pizza da Domino's e, quando a embalagem acabou, decidi comprar uma para trazer para Portugal!
E pronto, aquilo que começou por parecer uma desilusão acabou por até corresponder às expectativas.
Berlim é uma cidade super acessível, com transportes baratíssimos e bicicletas espalhadas por toda a parte que basta desbloquear com uma aplicação paga do telemóvel para se puderem usar. Acabámos por usar mais as bicicletas, embora saísse mais caro que os transportes públicos, porque mais que ser ecológico é mais divertido e sempre permite conhecer e ver melhor a cidade.
Para mim, de toda esta experiência, só houve um gigante defeito: NUNCA HAVIA BEBIDAS SEM GÁS! Nem água!! E uma pessoa até pede um copo de água da torneira, mas um para mim não chega (e a água da torneira lá não é lá muito boa)! Até o ice tea normal, sim, o da Lipton que temos cá, tinha gás! Portanto se são como eu e não gostam de bebidas com gás, fica já aqui a preparação psicológica que sempre que pedirem uma água lá, vão-vos trazer uma gaseificada.
Então lá ia eu ao supermercado comprar garrafas de litro e meio de água sem gás e passeá-las para todo o lado. Lá as garrafas de plástico têm tara recuperável pelo que se depois as devolverem no supermercado (numa máquina própria) o valor da tara é depois descontado das vossas compras.
E sempre que descobrirem sítios bons onde comer nas vossas viagens partilhem comigo! Quem sabe não serão vocês a definir o meu próximo destino!
#berlim #alemanha #viagem #viajar #vegetariano #vegetarianoestrito #ovolactovegetariano #comida #vegan #comidavegan #comidadegrilo #donuts #kebab #sobremesas #pizza #queijo #enchidos #chouriço #bacon #salame #filetes #chocolate #veganz #compras #haul #shoppinghaul #rittersport #döner #hamburguer #burger #coxinha #mozzarella #dumplings #salsicha #currywurst #vegancurrywurst #asiático #comidaasiática #comidaasiáticavegan #veganshoppinghaul
Comments