Hambúrgueres de Feijão e Cogumelos
- comidadegrilo
- 30 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Após todo este tempo de blog é uma vergonha ainda não ter divulgado a receita daqueles hambúrgueres que aparecem sempre ali no cantinho do site!
Então hoje é o dia!

Estes hambúrgueres são rápidos e fáceis de fazer, baratos, e podem-se congelar para se cozinhar mais tarde! É o nutritivo hambúrguer do desenrasca!
Então, sem mais demoras, que já vos deixei demasiado tempo à espera, vamos à receita:
INGREDIENTES:
- 260g de feijão encarnado cozido (1 lata pequena)
- 1/2 embalagem de cogumelos brancos ou marron (aprox. 150g)
- 1/2 cebola
- 1 colher de sopa de azeite
- pão ralado q.b.
- sal e pimenta q.b.
- especiarias ou ervas aromáticas a gosto q.b. (podem usar cominhos, pimentão doce, tomilho, etc. ou não usar nada)
- farinha ou polvilho azedo qb (opcional)
- azeite q.b.
PREPARAÇÃO:
Picar a cebola e os cogumelos (pode-se picsar num robot para ser mais rápido).
Refogar a cebola numa frigideira com um fio de azeite. Quando estiver translúcida, juntar os cogumelos picados, temperar com sal, pimenta e especiarias e/ou ervas a gosto e deixar cozinhar até que a água que os cogumelos libertarem se tenha evaporado.
Escorrer a água do feijão (guardar para sopa, arroz ou para regar as plantas!) e passar os feijões por água até perderem a goma da água da lata.
Colocar os feijões escorridos numa taça e triturar com uma varinha mágica até se obter um puré homogéneo (se preferirem podem não triturar tão bem e deixar alguns pedaços). Adicionar o preparado de cogumelos e mexer bem até estar incorporado em todo o puré de feijão.
Provar e rectificar tempero se necessário. Adicionar pão ralado suficiente para o preparado se tornar facilmente moldável.
Dividir o preparado em 4 e moldar 4 hambúrgueres, fazendo uma bola e depois espalmando-a. Colocá-los sobre papel vegetal.
Congelar os hambúrgueres para refeições futuras ou cozinhá-los numa frigideira com um fio de azeite, espalhando um pouco de farinha ou polvilho azedo em ambos os lados do hambúrguer (opcional) para estes não colarem e ficarem com uma capinha crocante.
Nunca experimentei fazê-los no forno mas creio que resultará e que ficarão igualmente bons. Dá para os cozinhar na grelha desde que se coloque pão ralado suficiente para estes ficarem consistentes e não perderem a forma entre os espaços da grelha.
Esta é uma receita rápida, fácil e que dá para fazer com as crianças, que se irão divertir imenso a moldar os hambúrgueres! Ficam bons no pão mas a minha forma favorita de os comer é com massa integral e esparregado!
Комментарии