top of page
Buscar

Mas afinal, como se comem lentilhas?

  • comidadegrilo
  • 17 de set. de 2019
  • 7 min de leitura

A cozinha tradicional portuguesa usa muitas leguminosas, desde o grão, as favas e os tremoços aos diferentes tipo de feijão. Mas e as lentilhas? Realmente, quando pensamos nisso, não é algo que esteja muito presente na nossa gastronomia! Então, como raio podemos usar as lentilhas?

O que para algumas pessoas pode parecer muito óbvio, para outras é um quebra cabeças! Então, a pedido de um dos meus grilos, hoje venho falar-vos das diferentes formas como eu gosto de cozinhar lentilhas! Note-se que eu própria falho em não utilizar este ingrediente tantas vezes quanto podia, também ainda não o conheço bem, e vou aprender também um pouco com o tempo e agora, à medida que for escrevendo. Portanto adoro que me tenham sugerido este tema pois para mim vai ser também um desafio!



Antes de partirmos à acção, temos de compreender um pouco melhor esta leguminosa.

Há lentilhas de todas as cores e feitios e cada uma serve um propósito, mas há algo que todas têm em comum: são ricas em proteína, fibra, ferro, zinco, potássio, fósforo, magnésio, cálcio, cobre e ácido fólico, e são deliciosas!



Então coloca-se a primeira questão: as lentilhas têm de ser demolhadas?


Bom, depende. As leguminosas contêm anti-nutrientes, que interferem com a absorção do corpo de vários nutrientes, e lentilhas são leguminosas. Porém, dependendo do tipo de lentilhas, a presença destes anti-nutrientes vai variando, pois não podemos comparar lentilhas descascadas, como as amarelas ou as coral, a lentilhas com uma casca resistente, como as puy.

Mas, independentemente do tipo de leguminosa, a forma de reduzir a presença e acção destes anti-nutrientes é sempre através da demolha e cozedura.



Como por norma estas leguminosas não são consumidas cruas, há sempre uma redução da presença dos seus anti-nutrientes quando cozinhadas, não havendo assim motivo de preocupação.

Assim, demolhar lentilhas não é estritamente necessário, mas tem as suas vantagens. A demolha, mais do que reduzir a presença de anti-nutrientes, diminui também, por esse motivo, a possível flatulência que pessoas que não estejam habituadas a consumir leguminosas, bem como o tempo de cozedura.


Assim, se planearem as coisas com antecedência, o meu conselho é que demolhem as lentilhas, sendo que para a maioria dos tipos 2h é o tempo necessário. Assim, quando chegar a altura de cozinhar irão poupar tempo na cozedura e sempre terão um resultado final mais digestível. Porém, caso não tenham planeado as coisas com antecedência e já não vão a tempo de demolhar as lentilhas, também não é grave. Uma vez não são vezes. Apenas tenham em consideração que estas demorarão mais tempo a cozinhar. No entanto, não é aconselhável consumir leguminosas não demolhadas regularmente.




E durante quanto tempo cozem as lentilhas?


Como vimos anteriormente, o tempo de cozedura vai variar não só consoante o tipo de lentilha, mas também dependerá se as lentilhas foram ou não demolhadas.


Lentilhas sem casca, como as coral ou amarelas, são as mais rápidas, podendo demorar entre 7 e 15 minutos.

Lentilhas com casca mas não muito forte, como as verdes ou as castanhas, demoram entre 15 a 25 minutos. E lentilhas com um casca mais rija, como as puy, podem demorar de 25 a 60 minutos. Em todos estes intervalos de tempo, depende sempre da demolha. Se demolharam previamente as lentilhas, então por norma elas demorarão o mínimo de tempo do intervalo a cozinhar. Se não demolharam, demorarão o máximo de tempo do intervalo.




Então, que tipo de lentilhas devo usar?



As lentilhas mais claras (vermelhas, amarelas) são melhores para pratos em que se pretenda uma textura mais cremosa e macia. São ideias para fazer purés, patês, ou um caril mais cremoso.

As lentilhas mais escuras (verdes, castanhas, puy) são melhores para pratos em que se pretenda sentir mesmo a textura e formato da lentilha, bem como a sua forma perfeita, sem esta se desfazer. São boas para pratos como bolonhesa ou empadão.




E, por fim, a última questão: de que formas podemos comer as lentilhas?


Em substituto de outra leguminosa


Qualquer prato feito com feijão (ou alguns de ervilhas) podemos experimentar trocar por lentilhas! Temos por exemplo:


  • "Lentilhada"- seguir exactamente a mesma receita de uma feijoada normal mas usar lentilhas em vez de feijão.


  • Hambúrgueres vegetais - basta triturar lentilhas cozidas (à escolha) com outros ingredientes, como cebola (crua ou salteada) e algo mais que se quiser incluir mais no hambúrguer (cenoura ralada, cogumelos, milho, etc) e um ingrediente que ajude a prender a textura do hambúrguer, seja arroz, quinoa ou até mesmo pão ralado. Moldar e está pronto a cozinhar numa frigideira com um fio de gordura ou no forno.


  • Sopa - quem não gosta de uma boa sopa de feijão? Sopa de lentilhas é também uma óptima opção, especialmente para o meses mais frios. Eu gosto de usar as lentilhas verdes para a sopa, fazer um refogado simples de alho e cebola, juntar cenoura aos pedacinhos, caldo de legumes, um bocadinho de tabasco e lentilhas e, quando estas estiverem cozinhadas, triturar apenas um pouco, de modo a não ficar um creme homogéneo mas sim ter uma base mais líquida e cremosa e ao mesmo tempo pedacinhos de lentilhas e cenoura. Porém há também receitas mais frescas, como sopas de lentilhas vermelhas, em que aí sim são um creme homogéneo, feitas com cenoura, gengibre, laranja, sabores mais frescos.


  • Lentilhas estufadas com tofu escalfado - sabem as ervilhas estufadas com ovo escalfado? Como expliquei na publicação de formas de substituir os ovos, o silken tofu (que é um tofu com uma consistência diferente do tofu normal, parecendo uma consistência de pudim) é uma óptima forma de substituir os ovos escalfados nesta receita. E se quisermos ser originais ou fazer algo diferente basta alterar também as ervilhas por lentilhas!


  • Arroz de lentilhas - se há arroz de feijão e arroz de ervilhas, porque não arroz de lentilhas? Podemos juntar apenas as lentilhas ao mesmo tempo que o arroz e fazer um arroz mais seco como o de ervilhas, podemos juntar o caldo de cozedura das lentilhas numa quantidade um pouco maior e fazer um arroz malandro como o de feijão. Ou podemos até aproveitar um resto de arroz cozido e saltear com uma quantas especiarias (inclusive curcuma) e adicionar alguns legumes e lentilhas cozidas.



Algumas receitas


Aqui deixo-vos sugestões de alguns pratos de lentilhas e algumas das minhas receitas favoritas.

  • Dahl - Dahl é um prato indiano feito à base de lentilhas. Confesso que nunca provei, mas não há de faltar muito, que comida indiana é a minha perdição! Como nunca provei nem nunca fiz, não sei nenhuma receita, mas para quem se quiser aventurar basta pesquisar na internet aquela receita que lhe parecer mais apetitosa e por mãos à obra! É também uma boa escolha para quando se vai comer ao restaurante indiano e queremos uma opção apta para grilos.


  • Bolonhesa de lentilhas - Basta pegarmos na nossa receita favorita de bolonhesa e substituirmos a carne/soja/de que seja a receita por lentilhas!! Podemos deixá-las a estufar no molho de tomate mas eu gosto de as pré-cozer um pouco primeiro em água para reduzir o tempo de cozedura. Para esta receita talvez lentilhas mais escuras sejam melhores, para manter uma textura que oferença alguma resistência ao mastigar, tal como a carne.


  • Ragù - aplica-se o mesmo que no caso anterior, até porque a bolonhesa também é considerada um tipo de ragù, ou seja, escolher a receita favorita e trocar a carne por lentilhas, sendo que já há imensas receitas de ragù de lentilhas. Tanto a bolonhesa como os restantes tipos de ragù podem depois ser utilizados para fazer, por exemplo, lasanha ou cannelloni.


  • Salsichas de lentilhas - como não podia deixar de ser, tenho de partilhar convosco a receita das salsichas de lentilhas e coguemelos da minha youtuber de receitas vegan favorita! Aconselho-vos mesmo a verem os vídeos do canal dela, pois encontrarão lá certamente muitas mais receitas de pratos feitos com lentilhas (entre outras coisas super simples e deliciosas)! Para verem o vídeo com a receita (as quantidades e modo de preparação estão na decrição do vídeo) basta carregarem aqui.


  • Rolinhos de couve recheados com arroz de lentilhas - já fiz esta receita e adorei o arroz mas achei a couve demasiado elástica. Talvez se fritar os rolinhos num fiozinho de azeite em vez de levar os rolos ao forno fique melhor, mas a verdade é que comecei a fazer apenas o recheio e comê-lo pois é simplesmente delicioso. Um arroz cremoso com lentilhas e vegetais. A receita é do The Buddist Chef, que também tem receitas muito boas, e deixo a hiperligação para a mesma aqui.


  • Sheperd's Pie - este prato típico inglês basicamente consiste em colocar ragù numa travessa, coberir com esmagada de batata, e levar ao forno para gratinar. Podem fazer com a receita de ragù que quiserem, mas para ser próximo da receita original é importante juntar cenoura, aipo e ervilhas!


  • Patê de lentilhas - por fim deixo-vos uma receita do meu patê de lentilhas favorito!



Ingredientes:

- 100g de lentilhas vermelhas

- 250ml de caldo de legumes

- 1 folha de louro pequena

- 1 chalota

- azeite q.b.

- 1/2 colher de chá de caril

- 1 pitada de piri-piri moído

- 40g de caju torrado* sem sal

- salsa q.b.

- sal e pimenta q.b.

*pode-se comprar caju natural e tostar numa frigideira quente até dourados (sem adição de gordura)



Preparação:

  1. Cozer as lentilhas (demolhadas ou directamente secas) no caldo de legumes com uma folha de louro até o líquido ser absorvido e elas ficarem cremosas (aqui o objetivo é elas desfazerem mesmo um pouco)

  2. Picar as chalotas e refogar numa frigideira com um pouco de azeite até elas começarem a estalar (não deixar alourar). Juntar o caril e o piri piri, mexer e deixar libertar os aromas por mais 1 minuto.

  3. Juntar as lentilhas ao refogado com especiarias, e deixar cozer durante 2 minutos, mexendo sempre, ou até o preparado estar um pouco mais seco.

  4. Verter tudo para um copo medidor, adicionar os cajus torrados e triturar até homogéneo com uma varinha mágica.

  5. Retificar tempero e textura se necessário com azeite, sal e pimenta e depois misturar salsa picada.

Tanto pode ser servido quente como frio.

 

Se tiverem receitas boas de lentilhas que queiram partilhar ou sugestões de outras formas de cozinhar esta leguminosa, partilhem com os restantes grilos nos comentários desta publicação na Página do Facebook do Comida de Grilo!


Comentarios


© 2017 por Comida de Grilo

Recebam as novidades!

Subscrição com sucesso!

bottom of page