Next Level... Carbonara?
- comidadegrilo
- 15 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de jan. de 2021
Olá grilos! Anda toda a gente super entusiasmada com os novos produtos da Next Level, e eu não sou excepção. Decidi usar um deles de uma forma um pouco diferente, que hoje venho partilhar convosco!

Esta receita é um pouco diferente do habitual.
A primeira vez que comprei esta carne picada que existe agora à venda no Lidl, o Next Level Picado (Next Level Minced Meat), não sabia bem o que fazer com ela. Hambúrgueres? Para isso já eles vendem os hambúrgueres moldados. Bolonhesa? Mas já gosto tanto das que faço com vegetais e/ou soja. Chili? Não me apetecia! O facto deste preparado já vir temperado não me estava a ajudar... Acabei por decidir ignorar esse facto e temperar à minha vontade, a ver o que saía, mesmo sabendo que provavelmente ficaria demasiado salgado.
E bem dito bem feito. Ficou salgado sim, como esperava, mas este erro calculado teve um óptimo e inesperado resultado - criei bacon!
O que quero dizer com isto é que pela forma que temperei, cozinhei e pelo sal extra, os pedacinhos crocantes e soltos que obtive como resultado final faziam-me lembrar bacon bits. Sabem, aqueles cubinhos pequeninos de bacon, que se vêem por exemplo no pão do CBO do McDonald's ou nalgumas saladas.
E pus-me a pensar.... Que posso eu fazer com bacon bits?... E aí o meu cérebro gritou Massa Carbonara!
Uma verdadeira carbonara leva apenas 5 ingredientes: massa, toucinho, ovo, parmesão e pimenta preta. Porém a maioria das pessoas não sabe isto, e faz uma versão alterada, não tradicional, com bacon ou fiambre em vez de toucinho, com natas, e muitas vezes sem ovo.
Então, já que quase toda a gente faz mal, ninguém pode criticar uma versão vegan dizendo que não é uma verdadeira carbonara, já que a maioria das que se vê por aí também não o são!
Porém, no espírito de manter algo em honra da receita tradicional, eu optei por usar sal preto (kala namak, um sal rico em enxofre que, por esse motivo, sabe a ovo) na receita daquele que será o molho da carbonara. Por norma substituo os ovos por farinha de grão misturada com água, como faço no fried rice, mas numa carbonara tradicional o molho forma-se da junção do ovo batido com a gordura libertada pelo toucinho e o queijo parmesão derretido, e seria mais difícil de recriar esssa textura com apenas farinha de grão. Assim, optei por criar um molho que, visualmente, remete mais para as natas mas, em termos de sabor, especialmente com o sal preto, assemelha-se mais a essa mistura de queijo e ovo. Porém, caso não tenham a possibilidade de adquirir este sal, também não tem problema. Basta encarar o prato como a receita à base de natas que muitos fazem incorrectamente, mas com que todos se deliciam na mesma.
O vídeo foi gravado no momento em que estava a criar a receita. As quantidades da receita escrita estão adaptadas para 4 doses.
MASSA CARBONARA VEGAN
(Para 4 pessoas)
INGREDIENTES:
PARA A CARNE:
1 embalagem de 275g de Next Level Picado
15g massa de pimentão
4 dentes de alho
70ml vinho branco
1/2 tsp (colher de chá) de mostarda
salsa seca picada q.b. (OPCIONAL)
PARA O MOLHO:
100g caju cru
400ml leite vegetal não açucarado (usei de soja)
2 dentes de alho grandes
2 tbsp (colher de sopa) de levedura nutricional
1/2 tsp de mostarda
sal preto q.b.
pimenta preta q.b.
sal grosso q.b.
PARA A MASSA:
400g massa (sem ovo)
sal grosso q.b.
1/2 cebola média
margarina vegan q.b. (pode ser substituída por outra gordura)
1 cup (xícara) de ervilhas congeladas (OPCIONAL)
PREPARAÇÃO:
1. Demolhar os cajus em água a ferver durante 5 a 10 minutos, ou deixar de molho no dia anterior (não é necessário demolhar caso a varinha mágica/liquidificadora for potente).
2. Colocar os cajus escorridos e os restantes ingredientes para fazer o molho numa liquidificadora ou num copo de varinha mágica e triturar até completamente homogéneo e cremoso. Ajustar tempero se necessário.
3. Cozer a massa em água a ferver com sal. Quando pronta, escorrer e reservar. Caso optem por usar ervilhas, coloquem as mesmas numa taça apenas com água acabada de ferver e deixem de lado.
3. Temperar a carne com alho picado, massa de pimentão, vinho branco e mostarda e amassar bem até o tempero estar bem espalhado por toda a carne.
4. Numa frigideira derreter a margarina ou outra gordura à escolha (uso margarina pois creio que torna o molho mais cremoso). Refogar a cebola picada até começar a ganhar cor.
5. Juntar a carne picada temperada à frigideira, mexer, e deixar cozinhar bem, mexendo ocasionalmente, até esta ficar bem soltinha e um pouco crocante. No caso de quererem usar a salsa e/ou as ervilhas, adicionar quando a carne estiver quase no ponto.
6. Adicionar o molho à frigideira e envolver tudo. Adicionar a massa e mexer até esta estar bem coberta de molho e respectivos toppings. Depois, está pronta a servir!
Comments