Sopa de Cebola Francesa
- comidadegrilo
- 24 de jan. de 2021
- 4 min de leitura
Olá grilos e feliz ano novo!
Agora que o tempo está frio e de chuva, é quando mais queremos aquelas comidas mesmo quentinhas e reconfortantes, que nos enchem não só o estômago como também a alma.
Hoje venho partilhar convosco uma das minhas favoritas!

Esta maravilha que veem na foto, como já devem ter percebido pelo nome da publicação, é a receita que vos trago hoje - sopa de cebola francesa!
E o que é isto exactamente?
É nada mais nada menos que uma sopa muito básica, à base de cebola caramelizada e um caldo saboroso, que depois leva pão torrado e queijo no topo e vai a gratinar no forno.
"Queijo" vegetal de compra
Ora os grilos hardcore, como eu, não comem queijo, mas isto não nos impede de comer esta sopa deliciosa!
Para esta receita uso sempre o "queijo" de alho e ervas da Yogan. Escolhi este "queijo" pois no passado experimentei com outro queijo vegetal, já não me recordo qual, e ele derreteu completamente e misturou-se na sopa, não gratinou, e ficou desagradável. Porém, este foi o primeiro que experimentei que ficava realmente tostado e com aquele delicioso ar crocante e gratinado que veem na foto, mas ao mesmo tempo também derrete, e não fica apenas seco e crocante, ainda com a forma das raspas de queijo ralado, como vejo acontecer com muitos outros queijos vegetais.
A Yogan tem tanto "queijo" normal como de alho e ervas. Já experimentei ambos e, de facto, preferi sem sombra de dúvida o sabor deste último.
Porém não testei muitas marcas e acredito que outras marcas de queijo vegetal funcionem igualmente bem nesta receita. Apenas deixo a sugestão para ficarem salvaguardados e saberem que, dependendo da marca que comprarem, o resultado pode variar, e que se algo correr mal a culpa não é do cozinheiro! Apenas o "queijo" não era o adequado.
Queijo vegetal caseiro
Porém, para quem não tem acesso a "queijo" vegetal de compra, têm sempre a hipótese de fazerem o vosso próprio "queijo" em casa!
E portanto, nesse sentido, a sugestão que vos deixo é a receita do The Buddhist Chef.
Confesso que nunca testei esta receita na sopa, mas é o "queijo" que faço e uso mais cá em casa, seja para fazer pão de alho supremo ou pizza. E creio que resultaria bem nesta receita pois não é demasiado líquido e também gratina muito bem.
Caldo de legumes
Nesta receita uso caldo de legumes caseiro.
Podem usar o caldo de legumes que preferirem, ou até mesmo caldo de cogumelos ou, na impossibilidade de terem/fazerem caldo (todos já tivemos de cozinhar à pressa) podem apenas usar água e juntar um pouco de molho de soja.
Planeio publicar futuramente receitas de diferentes tipos de caldos caseiros de legumes, pois os caldos que faço variam bastante consoante o prato em questão.
Sopa de Cebola Francesa
(para 2 pessoas)
Ingredientes
- 1 cebola bem grande (ou 2 cebolas pequenas)
- 1 dente de alho
- 1 pão individual (ou 2 fatias de um pão grande)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 100g de "queijo" vegetal (ver notas acima)
- 750ml de caldo de legumes (ver notas acima)
- 1/2 colher de sopa de manteiga ou margarina vegan - opcional
- 1/2 colher de chá de açúcar - opcional
- 1 colher de chá de amido de milho - opcional
Preparação
1. Pré-aquecer o forno a 200ºC (podem usar outro equipamento que gratine, como uma salamandra ou uma fritadeira de ar quente)
2. Descascar a cebola e cortar em pedaços pequenos, com cerca de 1cm.
3. Levar a cebola a refogar em lume médio num tacho com o azeite e a manteiga/margarina (se usar). A cebola deve ficar bem castanha e caramelizada. O fundo do tacho vai ficar castanho, mas não está a queimar! Deve-se raspar bem, para que não queime e todo esse sabor se misture com a cebola e lhe dê também cor. Pode-se juntar um pouco de açúcar para ajudar no processo de caramelização da cebola.
4. Quando a cebola estiver caramelizada, juntar o amido de milho e mexer. Isto é opcional e dependerá se gostam da sopa mais aguada ou mais espessa (ter em consideração que o pão irá depois absorver parte do líquido). Podem adaptar a quantidade de amido ao vosso gosto. Eu junto o suficiente para a sopa continuar líquida mas com uma densidade mais semelhante ao leite do que à água.
5. Adicionar um pouco de caldo e raspar bem o fundo do tacho, de modo a usar a água do caldo para "limpar" o fundo do tacho de qualquer mancha castanha. Depois juntar mais um pouco e mexer bem. Por fim juntar o restante caldo. Retificar tempero, deixar ferver e depois baixar o lume e deixar a fervilhar enquanto se faz o resto.
6. Cortar o pão em fatias e torrar. Descascar o alho e esfregar o dente de alho por todas as fatias torradas, de ambos os lados. Cortar as fatias esfregadas com alho em cubinhos.
7. Encher taças individuais que possam ir ao forno com a sopa. Colocar os cubinhos de pão por cima, de modo a cobrir toda a superfície da taça. Por fim, cobrir com o queijo ralado (ou pequenas colheradas no caso de usarem o caseiro), cobrindo todo o pão.
8. Levar ao forno (ou outro equipamento que gratine) com um papel de alumínio por baixo da taça (para recolher qualquer líquido que verta) até bem gratinado.
9. Deixar arrefecer um pouco antes de comer.
10. Dar colheradas que levem um pouco de cada camada e ser feliz!
Comentarios