Uma semana de jantares - as prometidas receitas!
- comidadegrilo
- 27 de set. de 2019
- 10 min de leitura
Em Junho deixei-vos a babar na página do Facebook do Comida de Grilo com fotografias dos meus jantares ao longo de uma semana. Prometi-vos as receitas e vocês esperaram, esperaram e esperaram.... mas a espera acabou!!

Ora estas receitas já foram feitas a algum tempo e, para além disso, foi tudo feito a olho! Então as receitas não vão ter quantidades de ingredientes muito precisas. Na cozinha é também importante improvisar, experimentar e descobrir coisas novas!
Por vezes é necessário cozinhar à pressa, seja porque conseguimos ir a casa almoçar mas a hora de almoço é curta, seja porque estamos a preparar a marmita para o dia seguinte e já é tarde, estamos cansados, e já não temos muita paciência. Assim, duas destas receitas vão ter uma nota de como fazer a versão "batoteira", isto é, um método mais rápido e fácil de as preparar.
As receitas estão feitas para duas pessoas. Nas receitas com seitan aconselho vivamente o da marca Biodharma da embalagem roxa.
2ª Feira - Caril de Legumes com Arroz Basmati e Papaddums

Ingredientes:
- 1/2 cebola branca ou roxa
- 2 dentes de alho
- 200g de tomate aos pedaços
- 150g de grão de bico cozido
- 1/2 molho de brócolos
- 1 cenoura pequena
- 1 1/2 colheres de sopa de Garam Masala*
- 1 lata de leite de coco
- 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa
(ou outra manteiga de frutos secos)
- sal q.b.
- 1/2 colher de sopa de óleo
- 1 xícara de arroz
- 4 pappadums
* podem comprar já a mistura feita ou fazer em casa, misturando 1/2 colher de sopa de sopa de cominhos, 3/4 colher de chá de coentros em pó, 3/4 de colher de chá de cardamomo em pó, 3/4 colher de chá de pimenta preta moída, 1/2 colher de chá de canela, 1/4 de colher de chá de cravinho moído e 1/4 de colher de chá de noz moscada.
Preparação:
Descascar, e cortar a cenoura em pedaços e cortar os brócolos em floretes. Cozer a vapor ou em água até se conseguir espetar um palito nos mesmos (não cozinhar totalmente, apenas para amolecerem um pouco).
Triturar os dentes de alho descascados com o tomate aos pedaços, o garam masala e a manteiga de amêndoa até formar uma pasta homogénea.
Num tacho refogar a cebola aos pedaços no óleo. Quando começar a alourar juntar a pasta feita no passo anterior e mexer bem.
Juntar um pouco de leite de coco, mexer bem até tudo ficar bem envolvido e depois adicionar o restante leite de coco. Temperar com sal.
Adicionar o grão, os brócolos e a cenoura, mexer, tapar e deixar cozinhar 15 a 20 minutos em lume brando para apurar.
Para o arroz:
Podem fazer um refogado de alho e/ou cebola para fazer o arroz, juntar 2 xícaras de água para 1 xícara de arroz e deixar cozinhar no mínimo até esta evaporar, mas para pratos como caril, que são muito ricos e fortes em sabor e que têm molho, eu gosto de fazer o arroz mais simples e neutro possível, portanto caso apenas o arroz em água abundante com uma pitada de sal e, quando já está cozido, escorro e passo por água, como se faz com a massa.
Para os pappadums:

Os pappadums podem ser fritos em óleo até crescerem mas o meu método favorito, por ser mais rápido, fácil, sujar menos, não ter cheiro e ser mais saudável é parti-los em 4 e colocar os pedaços no microondas alguns segundos até eles crescerem.
Para quem não sabe o que são, pappadums são uma espécie de cracker feito de farinha de lentilha, e eu gosto muito de usar pequenos pedaços como "colher comestível" quando como caril. À esquerda podem ver a foto dos que costumo comprar.
MARMITA: Este é um bom prato para se levar numa marmita para a escola ou o trabalho, numa caixinha com separatória para o arroz e para o caril, ou uma caixinha para cada. Podem fazer os pappadums no microondas do local onde forem comer ou fazê-los previamente em casa e levar num saquinho com cuidado para não se partirem.

VERSÃO BATOTEIRA: Para uma versão mais rápida podem apenas cozer os legumes a vapor, fazer o refogado e juntar uma pasta de caril de compra pré-cozinhada, como a da foto, em vez de fazerem a própria pasta em casa. Depois seguem a receita da mesma forma, juntando o leite de coco, os legumes, e deixando cozinhar.
3ª Feira - Hambúrgueres de lentilhas, cogumelos e castanhas em pimento com arroz de tomate
Ingredientes:
Para os hambúrgueres:
- 1 cebola pequena

- 2 mãos cheias de cogumelos
- 250g lentilhas cozidas
- 12 castanhas cozidas
- 6 rodelas de pimento vermelho
- farinha q.b.
- azeite q.b.
- sal e pimenta q.b.
Para o arroz:
- 1/2 cebola pequena
- polpa de tomate q.b.
- 1 tirinha de pimento vermelho
- 3 1/2 xícaras de água
- 1 xícara de arroz
- azeite q.b.
- sal q.b.
Preparação:
Hambúrgueres:
Picar os cogumelos. Refogar a cebola picada numa frigideira com um fio de azeite e, quando começar a dourar, juntar os cogumelos picados e deixar cozinhar até a água que estes libertarem se evaporar.
Temperar com sal e pimenta (podem acrescentar alguma especiaria se quiserem), adicionar a castanha cortada em pedacinhos pequenos e as lentilhas.
Colocar num copo medidor e triturar um pouco, só até parte do preparado ficar cremoso mas outra parte ainda ter pedaços (podem até mesmo dividir o preparado em duas partes, triturar totalmente uma delas e depois juntar a outra e envolver). Deve formar uma pasta espessa. Caso a mistura esteja muito líquido podem juntar um pouco de pão ralado, mas eu não tive essa necessidade.
Colocar as rodelas de pimento sobre um papel vegetal e rechear com a mistura, pressionando bem como uma colher para que a mistura fique bem prensada e não caia.
Peneirar com farinha (para não agarrar) e fritar numa frigideira com um fio de azeite até ficarem dourados. Depois virar e deixar dourar do outro lado e estão prontos a servir.
Arroz:
Num tacho refogar a cebola picada num fio de azeite até esta ficar bem dourada e estiver quase a começar a queimar. Juntar o pimento partido em cubinhos ou tirinhas e deixar cozinhar um pouco.
Adicionar polpa de tomate suficiente para cobrir o fundo do tacho e mexer, deixando que parte da água da polpa evapore e esta se torne mais espessa. Adicionar a água e temperar com sal.
Quando a água começar a ferver, adicionar o arroz e mexer. Quando voltar a ferver, mexer novamente, tapar e deixar cozinhar no mínimo, mexendo de vez em quando para o arroz ficar mais cremoso.
MARMITA: Os hambúrgueres são fáceis de levar como marmita para a escola ou trabalho, tanto numa caixinha como no pão. Porém o arroz de tomate, ao arrefecer, vai secar. Assim, o melhor é ou escolher outro acompanhamento ou então levar o arroz numa caixa à parte e adicionar um bocadinho de água antes de aquecer, para ele voltar a ficar malandrinho.
4ª Feira - CRUMBLE ESTUFADO C/ MASSA INTEGRAL E SALADA VERDE COMO VINAGRETE E SEMENTES
Bom, esta era a única receita que vocês já tinham, pois não é de minha autoria e deixei o link para a mesma na publicação. Podem ver a receita aqui. A única alteração que faço à mesma é adicionar um pouco mais de açúcar e de levedura nutricional mais no fim, e acompanho sempre com esparguete integral.

Porém, não vos ia deixar um dia sem vos ensinar nada! Assim, como alguém que nunca gostou de salada posso-vos revelar que a única forma como a consigo comer, e com prazer, é com sementes de girassol tostadas numa frigideira (sem adição de gordura, só as sementes mesmo) e este vinagrete cuja receita vos vou dar. Eu faço sempre a olho mas vou tentar deixar aqui uma estimativa das quantidades que uso, mas já sabem que isto não são quantidades certas e podem portanto ajustar ao vosso gosto.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
- 1 colher de sopa de vinagre de cidra
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1/2 colher de chá de mostarda
- 1 colher de chá de agave
Preparação:
Numa taça colocar os vinagres e a mostarda e, com umas varas, mexer bem até homogéneo.
Adicionar o azeite aos poucos e continuar a mexer.
Adicionar o agave, mexer e retificar tempero (eu não coloco sal pois a mostarda já tem sal e o objectivo é ser um vinagrete adocicado, estilo "mel e mostarda").
Podem também adicionar orégãos, que fica muito bom. Para a salada gosto de usar só mistura de alfaces ou então adicionar também rúcula, canónigos e/ou espinafres.
MARMITA: Bom, aqui não há muito a dizer! Pode ir tudo (a massa e o molho) misturado na mesma caixa e na hora é só aquecer! A salada pode ir numa caixinha à parte já com as sementes e um frasquinho pequenino com o vinagrete para temperar na hora, para a salada não murchar até la.
5ª Feira - FOLHADO DE COGUMELOS, CEBOLA ROXA E CASTANHA (E BROWNIE PARA A SOBREMESA)
Ingredientes:

- massa folhada (sem ingredientes de origem animal)*
- natas de soja q.b. (ou leite de coco ou outras natas vegetais)
- polpa de tomate q.b.
- 1 cebola roxa
- 8 cogumelos marron
- 8 castanhas cozidas
- marmite ou molho de soja q.b.
- azeite q.b.
* a maioria das massas folhadas vendidas no supermercado são 100% vegetais
Preparação:
Cortar a massa folhada em dois quadrados do tamanho que se pretende fazer o folhado. Colocar os quadrados de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Misturar numa tacinha ou numa chávena de café um pouco de polpa de tomate com um pouco de natas de soja e água. Pincelar os quadrados de massa com esta mistura (para ficarem dourados, como se tivessem sido pincelados com ovo) e levá-los ao forno a 180ºC até crescerem e a massa estar seca e dourada.
Numa frigideira saltear a cebola roxa cortada em meias luas num fio de azeite. Quando estiver amolecida, adicionar os cogumelos laminados e saltear até que estes estejam cozinhados. Temperar com um pouco de sal e pimenta.
Adicionar as castanhas cortadas em metades à frigideira, seguido de um pouco de natas de soja (não muito, só o suficiente para ter algum molho e não ser apenas um salteado). Adiconar uma colher de café de marmite ou um pouco de molho de soja para melhorar o sabor do molho.
Abrir os quadrados de massa folhada (que crescerem em altura) ao meio (longitudinalmente) e rechear com o conteúdo da frigideira.
Eu decorei o meu folhado com um fio de redução de vinagre balsâmico.

Para sobremesa fiz um brownie de chocolate cuja receita deixo aqui. Eu não sigo a receita original à risca. Altero as nozes por uma mistura de frutos secos ( (avelãs, pecans, amêndoas, pistachios, etc.) e a água por leite vegetal (costumo usar de soja).
Acompanhei o brownie com morangos e uma bola de gelado de baunilha vegan do Aldi (marca Made With Luve).
MARMITA: Para marmita basta levar a massa folhada já cozinhada e cortada e, numa caixa à parte, o recheio. Assim, na hora de comer é só rechear o folhado (podem aquecer o recheio ou comê-lo frio). Podem levar o brownie e uns morangos mas o gelado... fica para nos deliciarmos quando chegarmos a casa!
6ª Feira - BIFINHOS DE SEITAN COM COGUMELOS E MOLHO DE "NATAS" E COGUMELOS
Ingredientes:

- 1 embalagem de cogumelos (brancos ou marron)
- 300g seitan
- 200ml natas de soja
- molho de soja q.b.
- mostarda q.b.
- tomilho q.b.
- 5 dentes de alho
- azeite q.b.
- sal e pimenta q.b.
- margarina vaqueiro vegan q.b. (ou óleo de coco)
Preparação:
Fatiar o seitan de forma a obter vários "bifinhos" e temperar com dois dentes de alho picados.
Num tacho saltear o restante alho laminado ou picado num fio de azeite. Adicionar 1/3 da embalagem de cogumelos laminados e deixá-los cozinhar bem. Temperar com sal, pimenta e tomilho.
Adicionar a embalagem de natas ao tacho com cogumelos, um pouco de molho de soja e deixar ganhar fervura. Quando fervilhar, verter para um copo medidor, adicionar um pouco de mostarda e triturar tudo com uma varinha mágica até se obter um molho homgéneo. Retificar tempero.
Numa frigideira colocar a margarina a derreter. Juntar os bifinhos de seitan e deixá-los cozinhar até estar dourados de ambos os lados. Depois, adicionar os restantes cogumelos laminados e deixá-los cozinhar bem, mexendo ocasionalmente.
Por fim, adicionar o molho de cogumelos e natas e envolver tudo muito bem. Servir com acompanhamento que preferirem (eu escolhi arroz e batata frita e decorei com cebolinho).
MARMITA: Também muito simples, basta levar os bifinhos com cogumelos e molho numa caixinha para aquecer mais tarde na escola ou no trabalho e escolher um acompanhamento como arroz ou batatas fritas de pacote (pois batatas fritas normais amoleceriam e não seriam uma boa escolha).
SÁBADO - CANNELLONI
Ingredientes:
- 10 tubinho de massa para cannelloni pronta para forno (sem ovo)
- 2 cenouras

- 1/2 cebola
- 1 embalagem de cogumelos
- 1 courgette
- 1 lata grande de tomate pelado
- 3 dentes de alho
- azeite q.b.
- sal e pimenta q.b.
- açúcar q.b.
- óregãos q.b.
- 2 x receita de béchamel vegan (receita aqui)
Preparação:
Começar por fazer a bolonhesa, picando a cenoura, os cogumelos, a courgette, o alho e a cebola
Num tacho refogar a cebola picada em azeite até bem dourada. Adicionar a cenoura picada, deiar cozinhar um pouco, de seguida a courgette picada, deixar cozinhar mais um pouco, depois os cogumelos picados, deixar cozinhar e por fim o alho picado.
Triturar o conteúdo da lata de tomate com uma varinha mágica e adicionar ao tacho. Temperar com sal, pimenta, açúcar e óregãos.
Tapar e deixar cozinhar em lume mínimo até todos os legumes estarem bem tenros e o molho rico. Retificar tempero.
Espalhar um pouco de molho numa travessa.
Segurar um tubo de massa na vertical, apoiado no fundo da travessa, e rechear com um pouco de béchamel para selar o fundo. Rechear o resto do tubo até cerca de dedo e meio de altura do topo com o molho bolonhesa. Acabar de rechear o tubo com béchamel e, com cuidado, deitá-lo e encostá-lo a um dos lados da travessa. Repetir este passo com todos os tubos.
Cobrir os tubos de massa com béchamel. Tapar com papel de alumínio e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 min.
Retirar o papel de alumínio, aumentar o forno para 200ºC e deixar os canelloni no forno até topo estar bem gratinado. Deixar repousar um pouco antes de servir.
MARMITA: Basta colocar numa caixa e aquecer na hora de comer, ou até mesmo fazer os canelloni directamente num tupperware de vidro próprio para forno.
VERSÃO BATOTEIRA: Substituir a bolonhesa caseira por um frasco de bolonhesa vegetal pronta a comer, como a da receita da lasanha, onde se encontra a receita do béchamel.
DOMINGO - SEITAN ASSADO COM COGUMELOS, CASTANHAS, LEGUMES E BATATA ASSADA
Ingredientes:
- 300g de seitan
- massa de pimentão q.b.
- vinho branco q.b.

- molho de soja q.b.
- 2 dentes de alho
- 6 batatas novas
- 1 mão de castanhas
- 1 mão de cogumelos
- sal e pimenta q.b.
- azeite q.b.
- alecrim
- legumes a gosto, por exemplo:
cenoura
couve flor
brócolos
abóbora
courgette
tomate
grão
Preparação:
Numa taça misturar a massa de pimentão, o vinho branco, o molho de soja e o alho picado.
Cortar o seitan em fatias sem cortar até ao fundo, de modo às fatias se manterem unidas na base, como se vê na foto da receita. Colocar o seitan a marinar na mistura feita no passo anterior enquanto se preparam os legumes.
Cortar os legumes em pedaços do tamanho de floretes de brócolos. Colocar os legumes, a batata às rodelas, os cogumelos e as castanhas na travessa e temperar com azeite, sal, pimenta e alecrim.
Abrir um espaço no centro da travessa e colocar o seitan, com os cortes virados para cima. Regar o seitan, especialmente entre as fatias, com a marinada.
Levar ao forno até que os legumes estejam bem assados e tenros.
MARMITA: Tal como nos canelloni, basta colocar numa caixa e aquecer na hora de comer ou assar directamente num tupperware de vidro próprio para forno.
Comentários