top of page
Buscar

Sushi Vegan - Como fazer esta iguaria que satisfaz até os amantes do peixe cru!

  • comidadegrilo
  • 31 de jan. de 2018
  • 5 min de leitura

Andava a trabalhar noutra publicação aqui para o Comida de Grilo, está mesmo quase prontinha a sair, mas esta noite fiz sushi para o jantar e os planos alteraram-se um pouco. Publiquei uma foto do meu delicioso jantar no facebook e, entre muitos pedidos da minha morada para me roubarem a refeição e outros a implorar por entregas ao domicílio, muitos me pediam a receita e levavam as mãos à cabeça a pensar no trabalho que não seria.


É verdade que o sushi requer alguma técnica, mas não tem que ser um bicho de sete cabeças! Aliás, nós já temos o trabalho facilitado, pois toda a tarefa de escamar, amanhar, filetar, caçar as mais pequenas espinhas, qual a direção correta em que se deve cortar, e todo esse trabalho que o peixe requer, aqui não é preciso! Então, a pedido de muita gente, venho aqui explicar-vos as bases para fazerem sushi em casa!


Embora os comedores de larvas adorem comer sushi com peixe, a alga, vindo do mar, continua a ter esse ligeiro sabor, sendo então a versão 100% vegetal ideal para todos!

 

O QUE É PRECISO?

No que toca a ingredientes, o essencial é folhas de alga Nori, arroz para Sushi, vinagre de Arroz, sal, açúcar e molho de soja. Eu não gosto de wasabi nem de gengibre mas, para quem gosta, estes são também ingredientes essenciais!

O conteúdo das peças é um pouco ao gosto de cada um. Eu costumo usar morangos, manga, abacate e pepino. Porém, caso não se recordem, eu não sou a maior fã de vegetais! Claro que os grilos fieis aos produtos das suas hortas podem juntar coisas como cenoura, curgete, espargos, tudo o que quiserem!

Quem for guloso como eu e gostar dos rolos fritos, necessitará também de farinha e pão ralado, preferencialmente panko.

Como a minha gula não tem limites eu adoro usar cebola frita! Para guarnecer também se pode usar sementes de sésamo.

Por fim, para enrolar, o ideal será uma esteira (o que se vê na imagem). Porém, para quem não tem, (embora sejam baratas e fáceis de arranjar), podem sempre usar só película aderente e rezar que corra bem à primeira!

 

COMO FAZER O ARROZ

A receita de arroz que usei foi esta. Resumidamente pega-se numa medida de arroz, coloca-se num tacho, junta-se água e mexe-se um pouco com a mão até o arroz libertar amido para a água e esta ficar esbranquiçada. Escorre-se a água e repete-se o processo mais duas vezes.

De seguida junta-se a mesma medida de água que se colocou de arroz (1 caneca de arroz - 1 caneca de água | 5 canecas de arroz - 5 canecas de água) e uma pitada pequeníssima de sal. Leva-se ao lume e, quando ferver, coloca-se no mínimo, cobre-se com um pano e a tampa do tacho (o pano serve para que não saia vapor. Deve-se colocar as abas que sobram do pano para cima da tampa para que não se queimem no lume, tal como mostra o vídeo) e deixa-se cozinhar 10 min.


Enquanto o arroz cozinha faz-se o tempero deste. Para isso basta misturar uma parte de sal com seis de açúcar e nove de vinagre de arroz (uma parte tanto pode ser uma colher como uma caneca, depende da quantidade de marinada que se quer fazer, o importante é a proporção entre os três ingredientes). Para o açúcar ficar bem dissolvido há quem aqueça um pouco o vinagre.


Quando o arroz está pronto adiciona-se a marinada (cerca de um quarto da quantidade de arroz), mistura-se bem e coloca-se o arroz numa superfície de madeira (como uma taça ou uma tábua). Caso não tenham uma superfície de madeira coloquem num recipiente com um pano no fundo, pois a função da madeira é absorver a humidade do arroz. Deixar arrefecer.

 

NIGIRI

Esta é a peça mais fácil. Basta passar as mãos por água, pegar num pouco de arroz e fazer uma "bolinha" como mostra a imagem. Depois basta colocar uma fatia do ingrediente escolhido por cima.

Há quem goste só assim e há quem ponha um pouco de wasabi ou de maionese entre o arroz e o ingrediente. Também se pode cortar uma tira fininha de alga e enrolar à volta do nigiri, de modo a segurar melhor a fatia ao arroz, dar algum gosto a mar e tornar mais apelativo.


HOSOMAKI

Para fazer este rolo, o típico com a alga por fora, coloca-se uma folha de alga nori na esteira.

Num bom restaurante os clientes sentam-se num balcão à frente do sushiman de modo a que este possa definir o tamanho das peças adequadamente consoante o cliente, pois a peça deve ser comida de uma só vez. Não se pode dar uma peça grande a uma pessoa com uma boca pequena pois esta teria dificuldade em comê-la numa só "garfada". Por este motivo eu gosto sempre de cortar a folha ao meio de modo a fazer rolos mais fininhos.

Molha-se as mãos, para o arroz não se colar a estas, e espalha-se pela alga, deixando uma borda como mostra este maravilhoso desenho que fiz com as minhas skills do paint.

Colocam-se tiras dos ingredientes escolhidos no arroz, sendo que no caso de alimentos mais pequenos, como os morangos, se põem pequenas tiras alinhadas de modo a formar uma grande tira ao longo do arroz, como mostra a imagem.

Enrola-se com cuidado, mas com alguma pressão para o rolo ficar apertado, e passa-se um dedo molhado na borda de alga que se deixou sem arroz para que esta cole à restante e o rolo se feche. Reserva-se no frigorífico enquanto se fazem os restantes rolos.


URAMAKI

Este é o rolo "inside-out", ou seja aquele que tem arroz por fora e alga por dentro.

O processo é bastante semelhante ao do hosomaki mas em vez de se colocar a alga na esteira e o arroz por cima coloca-se o arroz na esteira, igualmente pressionado (não se esqueçam de molhar sempre as mãos!) e formando um retângulo do tamanho da alga, e coloca-se depois a alga por cima. Para este rolo acho sempre mais prático colocar película na esteira para não correr o risco do arroz colar a esta.

Colocam-se as tiras dos ingredientes escolhidos (e por exemplo cebola frita) por cima da alga, tal como se colocou em cima do arroz no hosomaki, e enrola-se.

Pode-se polvilhar sementes de sésamo à volta do rolo que elas colam ao arroz.


MAKI FRITO

Para quem quer convencer alguém esquisito a gostar de sushi este rolo é a melhor opção!

Basta pegar num hosomaki ou num uramaki, passar por farinha, seguido de uma mistura de farinha e água (a substituir o ovo como se tinha visto na publicação de substituição de laticínios, ovos e mel) e por panko (caso não tenham panko pão ralado normal também serve) e fritar!


 

CORTAR OS ROLOS E SERVIR!

Normalmente cada rolo dá cerca de 6 a 8 peças.

Cada vez que se usa a faca (que deve estar bem afiada), esta deve ser passada por água ou por um pano molhado, para que o arroz não venha agarrado e estrague a forma das peças de sushi.

Corta-se então os rolos ao meio e juntam-se as metades como mostra a imagem. Se for para fazer 6 peças corta-se cada metade em três partes iguais, se for para fazer 8 (que é mais fácil pois calcular um terço é mais difícil que calcular metade e assim o tamanho das peças fica mais uniforme) corta-se ao meio e cada quarto que sobra ao meio novamente.


Claro que se pode ir cortando fatias com a largura desejada para a peça ao longo do rolo, porém esta primeira técnica permite mais precisão do tamanho das peças e salvaguarda que não haja desperdício das pontas por ficarem demasiado pequenas.


Sirvam com uma tacinha de molho de soja e wasabi e gengibre para quem gosta!




© 2017 por Comida de Grilo

Recebam as novidades!

Subscrição com sucesso!

bottom of page